Logo Prefeitura de Salvador

Concessão do Transporte Público

O contrato de concessão para operação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador (STCO) foi assinado em 23 de outubro de 2014 pelas concessionárias Plataforma, Ótima e Salvador Norte. O prazo do contrato de concessão para as empresas tem duração de 25 anos.

O atendimento de transporte na cidade foi dividido em três regiões: Subúrbio, Miolo e Orla. A empresa Plataforma, de cor amarela, ficou responsável pela região do Subúrbio, enquanto a Ótima, de cor verde, ficou responsável pelo Miolo, e a Salvador Norte, de cor azul, era responsável pelo transporte na região da orla da cidade.

Em junho de 2020, a concessionária Salvador Norte sofreu uma intervenção do município após não conseguir mais atender de forma adequada a operação de transporte. A intervenção durou até abril de 2021, quando a empresa decretou falência e o serviço passou a ser operado diretamente pelo Município, até o mês de junho do mesmo ano, após a divisão das linhas da antiga concessionária entre as duas que ainda permanecem, Plataforma e Ótima.

Pular para o conteúdo