Publicado em 13/08/2019

A partir desta quarta-feira (14), o trânsito na Av. Dendezeiros do Bonfim terá de ser interditado para a continuidade das obras de implantação do Caminho da Fé. Neste primeiro momento, o tráfego será bloqueado no trecho entre as ruas da Imperatriz e Padre Cajueiro de Campos. Com o avanço das intervenções, outros trechos serão interditados. Por conta disso, a circulação de carros e ônibus será alterada.

Os condutores de carros de passeio que trafegam na Av. Dendezeiros sentido a Igreja do Bonfim terão acesso local desde a Praça Irmã Dulce até a Praça Dendezeiros. Os condutores terão ainda mais duas opções de trajeto para chegarem à Colina Sagrada. A primeira é seguirem pela Avenida Luiz Tarquínio, acessar a Rua da Imperatriz e chegar à Baixa do Bonfim. É possível também utilizar a Avenida Caminho de Areia, entrar à esquerda na Rua Henrique Dias e, quando chegar na Rua Travasso de Fora, virar à esquerda para chegar na Baixa do Bonfim.

Quem quer seguir no sentido Centro também terá duas alternativas de tráfego. A primeira, saindo da Baixa do Bonfim, é seguir pela Rua da Imperatriz à direita, acessar a Avenida Luiz Tarquínio por onde pode chegar no Largo de Roma. A outra opção é seguir pela Rua Travasso de Fora e entrar na Rua Henrique Dias, chegando na Avenida Caminho de Areia, até o Largo de Roma.

Estacionamento - A partir desta quarta, ficará proibido provisoriamente o estacionamento de veículos na Rua Henrique Dias, do lado direito, sentido ao Largo de Roma, para viabilizar o trânsito dos ônibus. Agentes de trânsito e transporte, além de monitores de tráfego, ficarão na via com o objetivo de orientar condutores, pedestres e passageiros sobre as modificações, bem como ordenar o tráfego. A sinalização na região também será reforçada para melhor informar sobre as alterações.

A obra é realizada pela pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop). A previsão do órgão é de que os trabalhos em toda extensão da Av. Dendezeiros durem cerca de um ano. As intervenções são necessárias pois viabilizarão a construção de um novo sistema de macrodrenagem e novas valas técnicas em apoio aos serviços de telefonia, energia, transmissão de dados, além do fim de problemas alagamentos.

Ônibus – Em virtude da interdição, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que as linhas que circulam no local tiveram seus itinerários modificados. As linhas abaixo, que circulam no sentido Ribeira, seguem agora, a partir do Largo de Roma, pela Avenida Luís Tarquínio, passando pela Baixa do Bonfim e Rua Travassos de Fora seguindo daí seus itinerários.

Código     Linhas

0216       Ribeira – Lapa

0219       Ribeira – Rodoviária

0220       Ribeira – Sabino Silva

0220-01    Ribeira – Barroquinha

0237       Ribeira – Rio Sena/Alto da Terezinha

0238       Ribeira – Plataforma/São João do Cabrito

0728       Ribeira – Nordeste

0728-01    Ribeira – Nordeste

0728-02    Ribeira – Nordeste

1141       Cabula 6 – Ribeira

1403       Cajazeiras 11 – Ribeira

1452       Faz Grande 4/3/2 - Ribeira

Já as linhas abaixo, que circulam no sentido Centro, passam agora pela Rua Travasso de Fora, Rua Henrique Dias e Largo de Roma, seguindo daí seus itinerários.

Código      Linhas

1638        Fazenda Coutos - Ribeira

1638-01     Fazenda Coutos - Ribeira

1662        Base Naval – Ribeira

Os pontos de ônibus localizados na Avenida Dendezeiros, em ambos os sentidos, serão desativados provisoriamente em virtude das obras para requalificação do local. Os usuários terão como opção, no sentido Calçada, os pontos criados provisoriamente na Rua Henrique Dias.