- Plano Inclinado Gonçalves

 

Até 1910, o Plano Inclinado Gonçalves funcionou por sistema mecânico de biela e manivela, sendo substituído depois pelos bondes elétricos. Situado a 70m do nível do mar, o Plano tem lotação máxima de 36 passageiros e suporta um peso máximo de 2,7 toneladas.

Com seus bondes conhecidos também como “Charriot”, o PIG foi concebido e construído pelo o Engenheiro João Ramos de Queiroz, da Escola Politécnica da Bahia, que idealizou um bonde funicular a partir do seu projeto anterior “Bonde Caixa de Fósfor”. A sua inauguração aconteceu no ano de 1889, sendo reformulado em agosto de 1931, quando a rampa que era de 32º 45’ foi aumentada para 35º 45’, a fim de permitir a supressão das escadarias de acesso aos pavimentos superior e inferior.

Os carros eram atirantados por dois cabos de aço de 1 polegada, com capacidade para passageiros e corriam a uma velocidade de 650 pés/min (199,25m/min).

Sua importância à revitalização do Centro Histórico e do bairro do Comércio de Salvador, facilitando a acessibilidade Cidade Baixa/Cidade Alta com conforto, dignidade e estética, induziu a administração municipal a reformá-lo no presente ano, reinaugurando-o em 11 de março de 1998. O novo agenciamento espacial retomou inteligentemente os elementos básicos que o caracterizaram ao longo das décadas.

Funcionamento:

Segunda a sexta das 07h às 19h

Sábado das 7h às 13h

 

Tarifa R$ 0,15