
A Secretaria de Mobilidade (Semob) promoveu na última quarta-feira (16), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Programa Mulheres no Transporte Coletivo. Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de ampliar a representatividade feminina no quadro de funcionários do transporte público de Salvador. Instituído pela portaria 142/2024 da SEMOB, o primeiro encontro do GT buscou familiarizar cada uma das organizações envolvidas sobre políticas e ações em curso que possam vir a apoiar essa agenda, sendo o início de um movimento em prol da inclusão e valorização das mulheres no mercado de trabalho.
Na oportunidade, foi apresentada a versão preliminar dos objetivos e metas do programa, que está estruturado em quatro eixos principais: Planejamento, Fortalecimento da Retenção, Fortalecimento da Atração e Comunicação. Cada eixo tem o objetivo de criar condições favoráveis para a melhorar inserção e permanência de mulheres trabalhando no transporte coletivo da cidade. Já como resultados preliminares, três motoristas mulheres estão em treinamento na Ottrans e nove na Plataforma, além das duas primeiras motoristas mulheres no BRT Salvador. A expectativa é de que o número de mulheres que operam coletivos em Salvador saia das atuais 11 motoristas, para 23 nos próximos meses.
A abertura do encontro foi conduzida por Guillermo Petzhold, assessor especial do Plano de Mobilidade de Salvador (Plamob) e Taline Costa, gerente de Estudos e Pesquisas da Semob. Também participaram representantes das Secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), que compartilharam informações sobre programas de capacitação voltados para mulheres, como o “Mulheres no Volante” e o “Mulher Salvador”. Já os operadores do sistema de transporte Ottrans e Plataforma apresentaram suas políticas de recursos humanos, destacando avanços importantes na contratação de motoristas mulheres.
Taline explicou que haverá uma segunda reunião em novembro com a participação das instituições que compõem o GT e Instituições apoiadoras do Programa, como WRI Brasil e C40. “Vamos conduzir uma pesquisa com as mulheres que atuam em diversas funções no Sistema de Transporte, com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados por cada uma delas em um ambiente que é majoritariamente masculino”, disse.