Logo Prefeitura de Salvador

Artigo: O novo transporte público foi um começo acertado para a evolução da mobilidade urbana

Acredito que o novo sistema de transporte público da cidade de Salvador, que começou a ser implantado no início deste mês, foi o começo apropriado para a melhoria da mobilidade urbana desta terceira maior capital do Brasil. Fiquei ainda mais orgulhoso de nossas ações pela Prefeitura quando vi o resultado de uma pesquisa realizada por um renomado site jornalístico da Bahia, que indagou os leitores sobre o que eles acharam dos novos ônibus da cidade. 98,56% deles responderam que “foi um excelente começo”. Essa porcentagem equivale a mais de 67.200 pessoas que demonstraram acreditar nesses coletivos que representam apenas parte das mudanças projetadas para a evolução do trânsito e transporte em Salvador. O site que realizou a pesquisa diz ainda que “o número ainda é mais impressionante quando comparado a outras enquetes realizadas […] quando, em sua maioria, as opções vencedoras não obtém 1% desses votos”. Junto com os novos coletivos, podemos comemorar também a Nova Lapa. Passamos a administração da estação da Estação de Transbordo Clériston Andrade, mais conhecida como Estação da Lapa, para o consórcio vencedor da licitação realizada em 2014. O equipamento, que foi implantado na década de 80, nunca havia passado por uma total requalificação. As empresas já iniciaram a obra de reconstrução da Lapadesde o dia 13 de janeiro e assumiram todas as responsabilidades de manutenção do local, assim como a construção de uma nova, moderna e confortável estação no padrão das melhores estações de transbordo do mundo, com ar condicionado central, internet via wi-fi, segurança, banheiros novos, acessibilidade para deficientes, e demais mudanças necessárias. No mesmo local, será construído um shopping center que, no final do período de concessão, 35 anos, passará a ser patrimônio municipal. Outra mudança que vem contribuindo para a melhoria da Mobilidade Urbana é a instalação de novos abrigos de ônibus em toda a cidade. No segundo semestre de 2014 implantamos 150 novos abrigos e a provisão é de mais 150 este ano. As intervenções na região do Iguatemi estão tendo uma avaliação extremamente positiva pela população e estatisticamente já está comprovado que o fluxo no local melhorou 50% em alguns pontos e 100% em outros. Com diversas ações pontuais estamos começando a mudar a imagem da cidade de Salvador no aspecto mobilidade. Naturalmente, o resultado não virá a curto prazo, mas estamos trabalhando justamente para ter uma resposta a longo prazo com eficácia permanente.